As Sete Maravilhas do Mundo Antigo e do Mundo Moderno

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo e do Mundo Moderno

Como diz a famosa e belíssima música "What a Wonderful Word" (curiosamente WWW), que fez muito sucesso na voz de Louis Armstrong:  Que mundo maravilhoso!!!
Saindo um pouco da característica do blog, vou mostrar aqui, não as dez maiores, mas as sete maravilhas do mundo. Na verdade catorze, pois são sete maravilhas do mundo antigo mais sete maravilhas do mundo moderno.

E como se poderia listar as maravilhas deste mundo? Listas são quase sempre injustas, são escolhas que tantas vezes desagradam a muitos e sempre se pode achar que falta uma coisa e que outra não deveria estar ali, mas as listas que existem são essas

As sete maravilhas do mundo juntam em uma lista, as mais famosas, impressionantes e majestosas obras artísticas e arquitetônicas produzidas pelo homem.

Há duas listas das sete maravilhas do mundo. Uma é do mundo antigo e a outra é do mundo moderno.

As sete maravilhas do mundo antigo São obras erguidas durante a Antiguidade Clássica, atualmente a única que resiste parcialmente intactas são as Pirâmides de Gizé.

A lista das sete maravilhas do mundo antigo:


1 - Pirâmides de Gizé:
Construída há 5 mil anos a.C, levou 20 anos para ficar pronta e nesse período contou com a mão-de-obra de aproximadamente 100 mil homens. A pirâmide principal era o sepulcro do Faraó Quéops, já as duas menores eram para os faraós Quéfrem e Miquerinos.

2 - Estátua de Zeus em Olímpia:
Construída no século V a.C pelo fabuloso escultor Phidias. Era feita em ouro e marfim medindo de 12 a 15 metros de altura. Foi destruída num incêndio em Constantinopla – atual Istambul, na Turquia.

3 - Jardins suspensos da Babilônia:
Construído no século VI a.C pelo Rei Nabucodonosor, com o intuito de conquistar sua esposa que sentia saudades de sua terra natal, lugar onde morava antes de se casar.

4 - Templo de Ártemis em Éfeso:
Construído pelos habitantes de Éfeso, o templo foi reconstruído e aumentado diversas vezes. Em 262 d.C. foi destruído durante a invasão dos godos.

5 - Mausoléu de Halicarnassus:
Construído por arquitetos gregos sobre os restos mortais do rei, marido e irmão da rainha Artemísia.

6 - Colosso de Rhodes:
Uma grande estátua de bronze, em comemoração a vitória obtida pelos habitantes da cidade Rhodes sobre o exercito de Demétrio Poliorcetes.

7 - Farol de Alexandria:
Construído em 280 a.C tinha aproximadamente 135 metros de altura e no topo havia uma estátua de Hélio, o deus do Sol.


A lista das sete Maravilhas do Mundo Moderno:

As Novas Sete Maravilhas do Mundo, também conhecidas como New 7 wonders, foram escolhidas em concurso internacional promovido pela New Open World Foundation. A votação aconteceu por meio da internet e de ligações telefônicas. Ao total, o concurso recebeu cerca de 100 milhões de votos

A cerimônia de premiação foi retransmitida em mais de 170 países. Os organizadores afirmam que a audiência estimada ficou em 1,6 bilhão de espectadores ao redor do mundo... As Novas 7 Maravilhas do Mundo foram anunciadas durante a cerimônia da declaração oficial em Lisboa, Portugal, em 07/07/07 (em ordem alfabética por nome de país):

1. Brasil – Cristo Redentor (Christ Redeemer), Rio de Janeiro

2. China – Grande Muralha da China (Great Wall of China)

3. Índia – Taj Mahal (Taj Mahal)

4. Itália – Coliseu (The Colosseum), Roma

5. Jordânia – Petra (Petra) (A cidade de Petra)

6. México – Pirâmides de Chichén Itzá (Chichen Itza), Yucatan

7. Peru – Machu Picchu (Machu Picchu)*




Vejam Também:

As Dez Maiores Empresas Brasileiras
As Dez Marcas Mais Valiosas do Mundo
Os Dez Maiores Jornais do Brasil